Armações para concreto armado

Armadura é o conjunto de elementos de aço de uma estrutura de concreto armado ou protendido, capaz de suportar os carregamentos preestabelecidos dentro dos limites de tensões e deformações previstas.

Telefone
E-mail

+55 19 9 9519-2009 / 9 8128-4060 / 9 9838-8319

Tipos de Fundações Superficiais

As Fundações Superficiais ou Diretas, são fundações assentadas nas primeiras camadas de solo, onde as cargas são transferidas ao terreno pela base do elemento estrutural. Abaixo listamos os tipos de Fundações Superficiais:

Baldrames

É um tipo comum de fundação para pequenas edificações. Constituída de uma viga, que pode ser de alvenaria, de concreto simples ou armado, construída diretamente no solo, dentro de uma pequena vala. É mais utilizada em casos de cargas leves como residência construídas sobre solo firme. Com tensão Admissível acima de 0,2 MPa.

Sapatas

As Sapatas são elementos de fundação superficial dimensionada de modo que as tensões de trações resultantes resistam através de uma armadura disposta com essa finalidade. A sapata é armada somente em sua parte inferior. As sapatas são divididas em três tipos: Sapata isolada, sapata corrida e sapata combinada.

Blocos de fundação

Elemento de fundação responsável pela transferência das cargas provenientes dos pilares e vigas baldrame para a fundação profunda (estacas). Suas dimensões variam basicamente com os esforços transferidos, com as características do solo e com a solução de estacas adotada.

Radier

Radier é um tipo de fundação rasa que se assemelha a uma placa ou laje que abrange toda a área da construção. Os radiers são lajes de concreto armado em contato direto com o terreno que recebe as cargas oriundas dos pilares e paredes da superestrutura e descarregam sobre uma grande área do solo.