QUAL O OBJETIVO DA LAJE TRELIÇADAS
Lajes Treliçadas são vigotas treliçadas pré-moldadas em concreto, tendo a base 3 cm de altura e 12,5 cm de largura, combinada com elementos intermediários de cerâmica ou de isopor (EPS).
A armação treliçada e os elementos médios podem ter diversas alturas, que somados à capa de concretagem resultam em diferentes alturas finais.
A laje pode ser armada em uma direção (unidirecional) ou em duas direções (bidirecional).
Laje treliça com cerâmica;
Laje treliça com eps;
Laje treliça com eps bidirecional;
Quais as principais vantagens
É muito mais vantajoso fazer uma obra com o uso de lajes treliçadas com cerâmicas. Um dos principais motivos é que elas são feitas de um material utilizável para todos os tipos de estrutura. Elas também permitem um ganho econômico de 15% com relação a outros tipos de obra.
As lajes treliçadas com cerâmicas são de fácil aplicação. Não é necessário o uso de mão de obra especializada. Além disso, minimiza a quantidade de formas e escoramentos. Estas lajes também contam com uma facilidade para embutir tubulações, que eliminam rebaixos e forros falsos.
Os custos estruturais de uma obra são bastante reduzidos. Um dos motivos é por conta da redução e eliminação de vigas secundárias. E mesmo assim, a obra não perde sua qualidade, o que é bom para a construção e também para o bolso. As estruturas contam com uma grande vantagem ao distribuir alvenarias sobre a laje, o que torna este sistema como uma opção flexível, considerando projetos arquitetônicos arrojados.
E finalizando, as lajes contam com materiais de fácil aplicação em revestimentos, o que evita o trincamento da estrutura. E em espessuras de lajes maiores, podem ser complementadas com blocos de EPS, permitindo que essas as tenham elemento de enchimento misto.